Notícias

Blanco diz à CPI que foi para Ministério da Saúde por indicação de outro coronel

Marcelo Blanco da Costa era assessor do departamento de Logística da pasta


04/08/2021 12h05

Em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (4), o tenente-coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa disse que foi indicado ao Ministério da Saúde por outro militar.

Ao explicar como foi trabalhar na pasta, ele informou que o seu nome foi indicado ao então ministro Eduardo Pazuello pelo coronel Franco Duarte, amigo de Blanco há mais de 35 anos. 

O depoente disse ainda acreditar que sua experiência profissional contribuiu para que assumisse o cargo de assessoramento na Diretoria de Logística da Saúde.

Blanco foi citado em diversas oitivas anteriores à CPI. Ele entrou na mira da comissão do Senado após ter participado de um jantar, no qual teria havido um pedido de propina de US$ 1 em troca da aquisição da vacina AstraZeneca contra a Covid-19. Ele era subordinado no Ministério da Saúde a Roberto Ferreira Dias, suposto autor do pedido de propina.

Para o depoimento desta quarta, o coronel conseguiu no STF (Supremo Tribunal Federal) um habeas corpus. No entanto, ele deve dizer a verdade em relação aos fatos dos quais foi testemunha.

Leia também: Nesta quarta, CPI ouve coronel Blanco, citado em depoimentos sobre propina por vacinasBlanco diz à CPI que só negociou a compra de vacinas com Dominguetti para setor privado


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças