Notícias

Anuário da Educação Básica 2021 mostra defasagem no ensino e queda em investimentos

Documento elaborado pela entidade Todos Pela Educação mostra o impacto do segundo ano da pandemia no aprendizado escolar no Brasil


04/08/2021 20h19

Publicado pela Todos Pela Educação em parceria com a editora Moderna, o Anuário da Educação Básica 2021 faz um diagnóstico preocupante do ensino no Brasil. O documento detalha a redução do investimento público no setor, redução no ensino integral e aumento na defasagem no aprendizado.

Para falar sobre o assunto, o Jornal da Tarde entrevistou Gabriel Corrêa, líder de políticas educacionais na Todos Pela Educação. 

Leia também: 60% dos alunos da rede estadual de SP voltaram às aulas presenciais, diz governo

"Destaco aqui um risco imenso de evasão escolar, uma vez que crianças, adolescentes e jovens ficaram muito distantes das escolas e ficaram desengajados com o próprio estudo, muitos deles tendo que ir para o mercado de trabalho, apoiar financeiramente a família", afirmou Corrêa. 

Entre os outros problemas expostos pelo anuário estão a saúde emocional dos alunos e professores, além da defasagem no aprendizado dos conteúdos. "A saúde mental desses estudantes e dos próprios professores e profissionais de educação [fica] muito prejudicada num período prolongado de fechamento de escolas. Isso precisará ser mitigado e enfrentado agora no retorno às aulas presenciais. A gente sabe que ensino remoto está longe de substituir o ensino presencial e com estratégias de ensino remoto pouco efetivas que foram utilizadas em muitos locais do Brasil, os impactos da pandemia na educação, na aprendizagem desses alunos, tem sido muito grandes, o que leva a crer que vamos demorar meses ou até mesmo anos para recuperar essa aprendizagem", continuou o especialista. 

"É uma redução de investimentos muito significativa. Do governo federal, por exemplo, quando a gente compara na década, é o menor orçamento pago pelo governo federal na educação, o que é muito crítico. Estados e municípios também reduziram 6% a 9% em termos reais os gastos em educação", completou.

Assista à entrevista:

Leia também: Ministério da Saúde enviou metade das doses da Pfizer previstas para SP, diz Doria

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças