Notícias

CPI da Covid ouve ex-assessor de Pazuello nesta quinta-feira (5)

Conhecido como Airton Cascavel, empresário teria atuado informalmente por pelo menos dois meses no Ministério da Saúde, antes de assumir cargo formal


05/08/2021 08h37

Nesta quinta-feira (5), a CPI da Covid ouve o empresário Airton Antonio Soligo, conhecido como Airton Cascavel, que foi assessor especial do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. O depoimento está previsto para começar às 9h.

De acordo com apuração preliminar da comissão, Soligo teria atuado informalmente por pelo menos dois meses no Ministério da Saúde, durante a gestão Pazuello, sem ter qualquer vínculo com o setor público. Quando a presença do empresário em reuniões veio à tona, o então ministro o nomeou assessor especial, cargo que ocupou de junho de 2020 a março de 2021.

Documentos da Procuradoria da República no Distrito Federal enviados à CPI apontam fotos e referências a Airton Cascavel como o "número 02 do Ministério da Saúde". A apuração preliminar é sobre suspeita de usurpação de função pública, ou seja, atuar como um gestor público sem ter vínculo formal. O crime é previsto no artigo 328 do Código Penal.

O requerimento para o depoimento do ex-assessor foi apresentado pelo vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo ele, gestores estaduais e municipais consideravam que Antonio Soligo era o "ministro de fato" da pasta, e quem resolvia muitas das questões burocráticas e logísticas do ministério.

“Durante a gestão Pazuello, da qual o senhor Airton Antonio Soligo teve papel preponderante, o Brasil presenciou o colapso dos sistemas de saúde pelo país”, aponta Randolfe.

Leia também: São Paulo disponibiliza primeira dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 26 anos“Tecnologia arcaica”, diz Marco DeMello sobre o uso de senhas


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças