Notícias

Bolsonaro sanciona lei que permite a transformação de clubes de futebol em empresas

O Marco Legal do Clube-empresa prevê estimular a conversão dos times ao modelo da Sociedade Anônima do Futebol através de instrumentos financeiros para a capitalização de recursos e financiamento próprio


09/08/2021 12h44

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou o projeto de lei 5516/19 do Senado Federal, que permite a transformação de times de futebol em empresas. Aprovado pelo Congresso em julho, o texto cria a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) que define regras de financiamento, diretos e deveres e até participações em campeonatos. Os clubes de futebol são considerados atualmente associações civis sem fins lucrativos. A lei foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (9).

O Marco Legal do Clube-empresa prevê estimular a transformação dos clubes ao modelo da SAF através de instrumentos financeiros para a capitalização de recursos e financiamento próprio, entre eles a emissão de títulos de dívida (debêntures), atração de fundos de investimento e lançamento de ações em bolsa de valores. A conversão é facultativa, ou seja, os clubes não serão obrigados a se transformar em empresas.

A Sociedade Anônima do Futebol atenderá apenas clubes de futebol masculino e feminino, excluindo a migração de outros esportes e entidades como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Leia mais: Bolsonaro deve entregar MP do Auxilio Brasil, novo Bolsa Família, nesta segunda-feira (9)

Pagamento de dívidas

O projeto fornece alternativas aos clubes para efetuarem o pagamento de dívidas como pagamento direto, recuperação judicial (negociação coletiva) e consórcio de credores. Além disso, também dá o prazo de seis anos, prorrogáveis por mais quatro, para os times quitarem dívidas cível e trabalhistas.

O texto sancionado também prevê os chamados "instrumentos de aceleração" para o pagamento dessas contas como o deságio, quando o clube negocia a redução da dívida, a cessão do crédito a terceiro, a conversão da dívida em ações da SAF e a emissão de títulos de mercado.

Leia também: Rebeca Andrade viraliza nas redes sociais com coreografia do funk 'Vulgo Malvadão' 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças