Notícias

Mais de 50% dos trabalhadores com mais de 50 anos ficaram desempregados na pandemia, diz pesquisa

Desde março de 2020, o desemprego aumentou no Brasil. Profissionais com mais de 50 anos foram os mais prejudicados


09/08/2021 14h47

A pandemia da Covid-19 teve um grande impacto na economia brasileira, gerando um aumento no número de desempregos. Os mais afetados foram os profissionais com mais de 50 anos. Um levantamento feito por uma consultoria de RH mostrou que mais de 50% de trabalhadores com esse perfil perderam emprego desde março de 2020.

Esses trabalhadores fazem parte dos quase 15 milhões de brasileiros que estão sem emprego no Brasil atualmente. Essa é uma das maiores marcas já registradas na história do país.

A recolocação do mercado leva em conta diversos fatores, como: experiência na área, domínio de tecnologias, capacidade em lidar com situações inusitadas e conviver com pessoas que possuem uma opinião diferente da sua.

Para conseguirem se encaixar nesses pré-requisitos, boa parte dos trabalhadores estão em busca de aprendizagem. A pesquisa mostrou que 80% das pessoas com mais de 50 anos que perderam o emprego usaram o tempo para fazer cursos online.

Leia também: São Paulo conta com monumentos de mais de 40 personalidades controversas, aponta levantamento

Para o consultor de RH Celso Bazzola, a união entre conhecimento e auto-confiança é o caminho para voltar ao mercado de trabalho. “O primeiro ponto é ter confiança na sua capacidade. Isso vale pra todos. Não entrar na entrevista com dúvidas ou derrotado pela idade. A longevidade tá ai comprovando algo sendo ultrapassado”, explicou.

Assista a reportagem completa:


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças