Músico conhecido como 'TromPETISTA' é preso durante ato militar no Palácio do Planalto
O trompetista Fabiano Leitão teve seu instrumento destruído por forças policiais nesta terça-feira (10)
10/08/2021 10h40
O trompetista Fabiano Leitão, conhecido como ‘TromPTista’, foi preso pela Polícia Militar por tocar durante ação em frente à Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (10). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recebeu um desfile de tanques de guerra em frente ao Palácio do Planalto.
Em nota, a Polícia Militar do Distrito Federal afirmou que o músico foi detido "por resistência" e que teria tentado impedir o desfile. "O homem foi detido por resistência, após ter entrado na frente dos tanques militares da Marinha a fim de impedir o desfile na Esplanada. Ele foi encaminhado à 5ª DP para providências".
Leia mais: Bolsonaro acompanha desfile de tanques em dia em que PEC do voto impresso irá à Câmara
A advogada Tânia Mandarino afirmou que o músico "levou muito gás de pimenta na cara e contenção policial: derrubaram ele com a cara no chão e está com o rosto e o joelho ralados". Ela ainda afirmou que o instrumento de Fabiano foi amassado pelos policiais.
Parlamentares repudiaram a repressão contra o músico. O deputado federal Zeca Dirceu (PT) escreveu em sua conta no Twitter, “Prenderam o #tromPetista. Bolsonaro da uma de tigrão com tanques de guerra nas ruas, mas na verdade é um Tchutchuca, tem medo até do trompete do nosso amigo Fabiano @Trom_Petista”. Aos ditadores, até a arte incomoda, já estamos tomando as providências para por fim à prisão.”
Leia também: Omar Aziz faz pronunciamento sobre desfile militar de Bolsonaro: "Cena patética"
REDES SOCIAIS