Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Ditadura Nunca Mais
Reprodução/Ditadura Nunca Mais

Durante o desfile de tanques promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro da Defesa Walter Braga Netto nesta terça-feira (10), membros da geração de 1968 entregaram florem em defesa à democracia, além de protestarem com cartazes e palavras de ordem pelo impeachment do presidente. 

O desfile ocorreu no mesmo dia em que a PEC (proposta de emenda à Constituição) do voto impresso deve ir para votação na Câmara dos Deputados.

Na última segunda (9), o presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL), lamentou o ocorrido, que classificou como uma "trágica coincidência", em entrevista ao site O Antagonista. 

Em maio de 1968 e durante todo o ano, jovens brasileiros manifestavam contra a ditadura militar no país. A mobilização mais conhecida foi a Passeata dos Cem Mil, que aconteceu em 26 de junho de 1968, no Rio de Janeiro. 

O movimento de 1968 foi impulsionado pela morte do estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto devido a uma ação da polícia militar e pela onda de protestos de caráter revolucionário que ocorreu na França no mesmo ano. O país viveu uma grande greve geral de trabalhadores e estudantes e as ações se espalharam por outras regiões do mundo. 

Leia também: Falar que período da ditadura foi melhor é má fé ou ignorância histórica, diz especialistaParlamentares protestam contra o ato militar promovido por Bolsonaro