Notícias

Greta Thunberg sobre relatório do IPCC: "Não contém surpresas"

O documento divulgado pelo painel aponta que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta


10/08/2021 12h16

A ativista ambiental sueca Greta Thunberg afirmou não estar surpresa com os dados divulgados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), nesta segunda-feira (9), mas destacou que ainda é possível evitar consequências piores.

“O novo relatório do IPCC não contém surpresas reais. Isso confirma o que já sabemos de milhares de estudos e relatórios anteriores - que estamos em uma emergência. É um resumo sólido (mas cauteloso) da melhor ciência disponível atualmente”, escreveu a ativista em sua conta no Twitter.

Leia mais: “A nossa vida depende de um meio ambiente equilibrado, mas muitas vezes a gente ainda não se dá conta disso”, diz ambientalista

A ativista complementou, “Isso não nos diz o que fazer. Cabe a nós ser corajosos e tomar decisões com base nas evidências científicas fornecidas nesses relatórios. Ainda podemos evitar as piores consequências, mas não se continuarmos como hoje, e não sem tratar a crise como uma crise”.

Pela primeira vez o órgão Organização das Nações Unidas (ONU) dimensiona o impacto das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. O documento divulgado pelo painel aponta que os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.

Greta chamou atenção do mundo todo ao iniciar um protesto para cobrar ações de lideranças mundiais contra a mudança climática, em 2018.

Leia também: Parlamentares protestam contra o ato militar promovido por Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças