Notícias

Câmara aprova texto base de MP que renova o programa de redução ou suspensão de salários na pandemia

Projeto de Governo Federal afeta diretamente classe trabalhadora mais jovem, que pode perder direitos trabalhistas


10/08/2021 20h38

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o texto base da Medida Provisória (MP) 1045/21, que renova o programa de redução ou suspensão de salários e jornada de trabalho com o pagamento de um benefício emergencial aos trabalhadores. O projeto de autoria do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vale para quem tem carteira assinada, contratos de aprendizagem e jornada parcial.

Por 304 a 133, os deputados aprovaram o texto-base. Em acordo entre os parlamentares, as emendas da MP ficarão para amanhã.

A aprovação da MP causa um impacto severo no programa Jovem Aprendiz, pois serão retirados os direitos trabalhistas dos participantes. Além de propor o fim do vínculo empregatício e a possibilidade de empresas decidirem sobre a contribuição com a Previdência Social, benefícios como o vale-transporte podem ser extintos.

A medida também altera formas de contratação de jovens no mercado de trabalho. As empresas poderão propor trabalhos sem vínculo trabalhista, sem férias, FGTS ou 13° salário. Além disso, também reduz o valor da hora extra de categorias com horário reduzido.

Leia também: PSDB anuncia que votará contra PEC do voto impresso

A oposição fez fortes criticas a MP e aos três novos programas adicionados a proposta: alterações no Jovem Aprendiz, a criação do serviço social voluntário e bolsas para jovens e pessoas do Bolsa Família. “Programas para precarizar as relações de trabalho sem vínculos trabalhistas”, disse o deputado Rogério Correia (PT/MG).

Antes mesmo de ser votada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou um manifesto contrário a MP. Outros 300 movimentos, instituições e organização também enviaram uma carta ao governo pontuando diversos pontos do projeto que irão prejudicar trabalhadores mais jovens.

Para deputados governistas, a MP é uma forma de aquecer o mercado e criar condições para empresários não demitirem seus funcionários. 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças