Notícias

Câmara dos Deputados rejeita a PEC do voto impresso

Foram 218 votos contra, 229 votos a favor e uma abstenção. Resultado é derrota para Bolsonaro


10/08/2021 22h43

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, nesta terça-feira (10), a proposta de incluir um módulo de impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022. Foram 218 votos contra, 229 votos a favor e uma abstenção. Para que o projeto avançasse eram necessários 308 votos favoráveis dos 513 congressistas.

A autoria da PEC era da deputada Bia Kicis (PSL/SP) e amplamente apoiada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A pauta só foi incluída na sessão de hoje por vontade do presidente da Câmara Arthur Lira (PP/AL). A proposta já tinha sido vetada na comissão especial.

Leia também: Senado aprova a revogação da Lei de Segurança Nacional

Nas últimas semanas, o presidente atacou a urna eletrônica e disseminou fake news de que as eleições não eram seguras. Desde a adoção dos aparelhos no Brasil, em 1996, nunca houve comprovação de fraude nas eleições, como mostram auditorias realizadas pelo TSE.

A esperança dos deputados bolsonaristas era de aprovar a pauta e levar para o Senado. Isso manteria o discurso do Palácio do Planalto.

Pericia do TSE

Um relatório técnico do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as urnas eletrônicas usadas no Brasil concluiu que o sistema é auditável e seguro. Com 38 páginas, o documento foi obtido pelo portal Congresso em Foco e publicado integralmente nesta terça (10).

O documento deve ser usado como base para o voto de Bruno Dantas, relator do processo no TCU a respeito do sistema eleitoral vigente (014.328/2021-6). O assunto será analisado em plenário pelos ministros do tribunal amanhã (11).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças