Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/The U.S. Army
Flickr/The U.S. Army

A guerra que assola o Afeganistão não é algo recente. O grupo fundamentalista islâmico Taleban, um dos principais expoentes do conflito, surgiu no início da década de 1990, quando começou a ganhar nome e se expandir pelo território afegão. Os Estados Unidos entraram na disputa em 2001, depois dos ataques terroristas do 11 de setembro, que atingiram as Torres Gêmeas e o Pentágono. Desde então, tropas norte-americanas estiveram presentes no Afeganistão tecendo um conflito complexo que envolve tanto militares locais quanto outros grupos, como o Taleban.

A eleição do democrata Joe Biden no país norte-americano trouxe uma nova dinâmica geopolítica. Ao contrário das posições mais radicais de seu antecessor, o republicano Donald Trump, Biden tem novos focos para sua política externa e pretende retirar todas as tropas estadunidenses do Afeganistão até o dia 11 de setembro deste ano, após 20 anos de permanência no país asiático.

Leia mais: Nasa recruta voluntários para simulação de vida em Marte

Com a saída dos EUA, as disposições territoriais já estão mudando. Apesar de ser bem inconstante, uma vez que a guerra é contínua e as conquistas variam, o Taliban aparenta estar ganhando espaço. Segundo estimativas feitas pela OTAN, o grupo fundamentalista islâmico está em seu melhor momento desde seu afastamento do poder pelos norte-americanos em 2001 e já acumula cerca de 85 mil combatentes. A inteligência americana também alertou que, com a saída do exército estadunidense, existe risco de uma destituição do governo em Cabul acontecer em aproximadamente seis meses.

Leia também: Messi realiza primeiro treino ao lado dos novos companheiros no PSG