Notícias

Alexandre de Moraes envia ofício ao TSE contra Ministro da Justiça

Anderson Torres será investigado por suposta propaganda eleitoral antecipada


12/08/2021 17h50

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta quinta-feira (12) um ofício ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que apure a presença do Ministro da Justiça Anderson Torres em uma live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 29 de julho. 

Na ocasião, o chefe do executivo apresentou “provas” sobre a insegurança das urnas eletrônicas, que já foram desmentidas pelo TSE. O pedido de Moraes foi entregue ao corregedor-eleitoral do TSE, ministro Luis Felipe Salomão.

Anderson Torres apareceu nos minutos finais da live do dia 29 de julho e leu partes de um documento feito pela Polícia Federal sobre os testes públicos das urnas eletrônicas que são realizados pelo TSE. 

Leia Mais: PF apreende 39 kg de ouro de extração ilegal em aeroporto de Jundiaí

Moraes quer saber se a participação de Torres configura propaganda eleitoral antecipada, o que é proibido pela legislação.

O pedido de investigação por propaganda eleitoral antecipada é o segundo ato de Moraes contra Anderson Torres. O primeiro ocorreu no dia 4 de agosto, quando Moraes colocou Bolsonaro como investigado no inquérito das fake news por mentiras sobre o sistema eletrônico, na mesma live. O ministro do STF determinou que a Polícia Federal ouvisse o depoimento de Torres. 

Neste caso da propaganda eleitoral, Torres também prestará depoimento à Polícia Federal. No entanto, como ministro da Justiça, ele é comandante da PF.

Leia Também: Moraes inclui Bolsonaro em inquérito das fake news por ataques ao sistema eleitoral

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças