A pandemia da Covid-19 agravou os problemas de saúde mental dos brasileiros. Incertezas e medos gerados pela doença abalaram o psicológico de mais da metade da população. As pessoas que não têm acesso ao atendimento especializado foram as mais atingidas.
Segundo dados da Ipsos, 53% declararam que a saúde mental piorou desde o início da pandemia. Os números colocam o Brasil em 5° lugar, de 30 nações que mais foram afetadas pelas consequências emocionais com a crise sanitária.
Leia Mais: Especialistas explicam como economizar na volta às aulas
O projeto “Humana.Mente Psi” surgiu com a intenção de levar o serviço psicológico para moradores da periferia de Belo Horizonte que não possuem acesso ao tratamento. O grupo de 15 profissionais voluntários oferece roda de conversa e consultas individuais de graça.
Mais de 2 mil pessoas foram alcançadas pelo trabalho. Ana Maria Oliveira, a fundadora do projeto, explicou a importância da iniciativa: “Uma boa saúde mental é tão direito quanto a alimentação, a saúde, a educação. Levar essa saúde para dentro da periferia está sendo uma realização pra mim”.
Assista a reportagem completa no Jornal da Tarde:
Leia Também: Valor de adesões ao programa de parcelamento de dívidas ultrapassa R$ 1,5 bilhão em SP
REDES SOCIAIS