Notícias

São Paulo abre inscrições para "xepa" da 2ª dose da vacina contra Covid-19; veja como se cadastrar

Iniciativa visa antecipar as doses de reforço; é preciso ter tomado a primeira dose da Pfizer ou da AstraZeneca há mais de 60 dias ou, no caso da CoronaVac, há pelo menos 15 dias


16/08/2021 08h00

A cidade de São Paulo promove, a partir desta segunda-feira (16), a "xepa" da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Quem estiver aguardando para completar o esquema vacinal, já pode se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A prefeitura decidiu reduzir o intervalo de aplicação das três vacinas que requerem duas doses para completar a imunização (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) para as pessoas que colocarem o nome na lista de espera por doses remanescentes, a chamada "xepa".

Pode ser contemplado pela xepa quem tiver tomado a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer há pelo menos 60 dias. No caso da CoronaVac, é preciso ter tomado a primeira dose há, no mínimo, 15 dias. Para se inscrever, é preciso levar um comprovante de residência ao posto de saúde.

De modo geral, o intervalo recomendado entre as aplicações das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca no Brasil é de três meses; o da CoronaVac, no estado de São Paulo, é de 14 a 28 dias.

A lista de espera visa não desperdiçar doses remanescentes das vacinas e a aplicação está sujeita a sobra ao final do dia em cada uma das UBSs da capital.

Segundo determinação da prefeitura, a unidade de saúde deve manter uma lista de espera com os usuários residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência, moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade (necessário apresentar documentação com endereço), com telefones para convocação deste público.

As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs, e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.

Leia também: São Paulo faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para todos os adultosTalibã toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão depois de 20 anos; Governo garante "transferência pacífica”

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças