Notícias

China deseja estabelecer 'relações amistosas' com o Taleban

Informação foi dada pelo porta-voz, Hua Chunying. O grupo islâmico avançou na cidade de Cabul e tomou o poder no Afeganistão neste domingo (15)


16/08/2021 10h52

A China afirmou nesta segunda-feira (16) por meio do porta-voz, Hua Chunying, que o país deseja estabelecer “relações amistosas” com o Taleban. O grupo islâmico avançou na cidade de Cabul e tomou o poder no Afeganistão neste domingo (15).

O país divide uma fronteira de 76 quilômetros na região de Xinjiang, que abriga população muçulmana uigur. O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yib, se reuniu com o representante do Taleban, Abdul Ghani Baradar, no último mês e expressou suas expectativas sobre a organização islâmica.

Leia mais: Ao menos três pessoas morreram no aeroporto de Cabul ao tentarem fugir após retorno do Talibã

"Esperamos que o Taleban se una a todos os partidos e grupos étnicos no Afeganistão para estabelecer uma estrutura política ampla e inclusiva que se adapte às suas próprias condições nacionais para estabelecer as bases para a realização de uma paz duradoura no Afeganistão", afirmou Wang Yib.

De acordo com a agência de notícias oficial do governo, Xinhua, o porta-voz, Hua Chunying, afirmou "A China respeita o direito do povo afegão de determinar de forma independente seu próprio destino e está pronta para desenvolver relações amistosas com o Afeganistão e para desempenhar um papel construtivo na paz e reconstrução do Afeganistão".

Leia também: Opinião: Chega de hipocrisia em relação ao Afeganistão

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças