Câmara dos Deputados deve votar a PEC da reforma eleitoral nesta terça-feira (17)
Na última quarta-feira (11), o plenário aprovou em primeiro turno o trecho que retoma coligações partidárias nas votações proporcionais e rejeitou o chamado 'distritão"
16/08/2021 12h13
A Câmara dos Deputados deve votar nesta terça-feira (17) a PEC da reforma eleitoral, no segundo turno no parlamento. Na última quarta-feira (11), o plenário aprovou em primeiro turno o trecho que retoma coligações partidárias nas votações proporcionais e rejeitou o chamado "distritão", que elegeria os candidatos que tivessem o maior número de votos de forma individual.
A proposta também sugere a contagem em dobro de votos dados à candidatas mulheres e negros para a Câmara para a distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas (Fundo Eleitoral), entre os partidos. O projeto tem como objetivo estimular candidaturas desses grupos.
Leia mais: China deseja estabelecer 'relações amistosas' com o Taleban
O plenário ainda retirou do texto o trecho que previa o fim do segundo turno para eleições de presidente da República, além do uso de votos em cinco candidatos e reposicionamento de votos, caso o mais votado não obtivesse a maioria absoluta dos votos.
Caso aprovado, o texto segue para análise do Senado Federal, também em dois turnos.
Leia também:São Paulo abre inscrições para "xepa" da 2ª dose da vacina contra Covid-19; veja como se cadastrar
REDES SOCIAIS