A cidade de São Paulo promove, a partir desta segunda-feira (16), a "xepa" da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Quem estiver aguardando para completar o esquema vacinal, já pode se cadastrar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A prefeitura decidiu reduzir o intervalo de aplicação das três vacinas que requerem duas doses para completar a imunização (Pfizer, CoronaVac e AstraZeneca) para as pessoas que colocarem o nome na lista de espera por doses remanescentes, a chamada "xepa".
Pode ser contemplado pela xepa quem tiver tomado a primeira dose da AstraZeneca ou da Pfizer há pelo menos 60 dias. No caso da CoronaVac, é preciso ter tomado a primeira dose há, no mínimo, 15 dias. Para se inscrever, é preciso levar um comprovante de residência ao posto de saúde.
De modo geral, o intervalo recomendado entre as aplicações das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca no Brasil é de três meses; o da CoronaVac, no estado de São Paulo, é de 14 a 28 dias.
A lista de espera visa não desperdiçar doses remanescentes das vacinas e a aplicação está sujeita a sobra ao final do dia em cada uma das UBSs da capital.
Segundo determinação da prefeitura, a unidade de saúde deve manter uma lista de espera com os usuários residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência, moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade (necessário apresentar documentação com endereço), com telefones para convocação deste público.
As inscrições podem ser realizadas durante o horário de funcionamento das UBSs, e o chamamento é realizado por ordem de inscrição.
Leia também: São Paulo faz repescagem da vacinação contra a Covid-19 para todos os adultos; Talibã toma Cabul e volta ao poder no Afeganistão depois de 20 anos; Governo garante "transferência pacífica”
REDES SOCIAIS