Notícias

Auditor nega à CPI ter apontado supernotificação de casos de Covid-19

Alexandre Marques afirmou ter feito um documento preliminar compartilhado por seu pai com a família Bolsonaro


17/08/2021 11h55

o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques disse à CPI da Covid nesta terça-feira (17) que nunca afirmou ter havido supernotificação de óbitos causados pela Covid-19 no país. "Era apenas um debate preliminar aberto em equipe para análise colaborativa", apontou.

Marques afirmou ter feito um documento preliminar, com dados inclusivos, compartilhado por seu pai com a família Bolsonaro. "Em nenhum momento passou pela minha cabeça que ele compartilharia o documento em word”, afirmou. Ele depõe à comissão do Senado munido de um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou os argumentos do auditor para afirmar que um "relatório" do TCU teria apontando que 50% das mortes por Covid-19 teriam outras causas. O tribunal negou a existência do documento à época. Alexandre foi afastado do cargo em junho, após cobrança interna de ministros.

Durante a sessão desta terça, o depoente disse que ficou indignado com o discurso de Bolsonaro. Para ele, a declaração foi "totalmente irresponsável" por atribuir ao TCU a responsabilidade por um documento que não era oficial.

Leia também: TSE determina a suspensão do repasse financeiro de redes sociais para páginas que propagam fake newsPGR abre investigação preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Marques também informou que após o documento ser encaminhado por seu pai para Bolsonaro, passou a circular em formato PDF nas redes sociais sendo atribuído ao TCU. O depoente disse que não sabe quem é o responsável pela alteração. 


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças