Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr Senado
Flickr Senado

o auditor do TCU (Tribunal de Contas da União) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques disse à CPI da Covid nesta terça-feira (17) que nunca afirmou ter havido supernotificação de óbitos causados pela Covid-19 no país. "Era apenas um debate preliminar aberto em equipe para análise colaborativa", apontou.

Marques afirmou ter feito um documento preliminar, com dados inclusivos, compartilhado por seu pai com a família Bolsonaro. "Em nenhum momento passou pela minha cabeça que ele compartilharia o documento em word”, afirmou. Ele depõe à comissão do Senado munido de um habeas corpus, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou os argumentos do auditor para afirmar que um "relatório" do TCU teria apontando que 50% das mortes por Covid-19 teriam outras causas. O tribunal negou a existência do documento à época. Alexandre foi afastado do cargo em junho, após cobrança interna de ministros.

Durante a sessão desta terça, o depoente disse que ficou indignado com o discurso de Bolsonaro. Para ele, a declaração foi "totalmente irresponsável" por atribuir ao TCU a responsabilidade por um documento que não era oficial.

Leia também: TSE determina a suspensão do repasse financeiro de redes sociais para páginas que propagam fake newsPGR abre investigação preliminar sobre ataques de Bolsonaro às urnas

Marques também informou que após o documento ser encaminhado por seu pai para Bolsonaro, passou a circular em formato PDF nas redes sociais sendo atribuído ao TCU. O depoente disse que não sabe quem é o responsável pela alteração.