Notícias

Em live, Bolsonaro aponta gestão petista por rombo no banco estatal

Após uma campanha contra as urnas eletrônicas, o presidente mudou de alvo e passou a criticar as gestões passadas por prejuízos na economia


20/08/2021 15h49

Ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) citou, em transmissão ao vivo pela internet nesta quinta-feira (19), supostos problemas ocorridos nas instituições da Caixa Econômica Federal e o BNDES, durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Dilma Rousseff (PT).

Ambos voltaram a responsabilizar as gestões anteriores por prejuízos ao banco estatal. Guimarães estimou que empréstimos ou investimentos incorretos nos governos do PT tenham resultado em perdas de R$ 46 bilhões para a Caixa. “É notícia antiga, mas estamos aqui detalhando”, acrescentou Bolsonaro.

A ação deixa clara a intenção do presidente de tentar desgastar politicamente o ex-presidente Lula, o associando às irregularidades. O petista lidera as pesquisas com 40% de intenção de voto contra 24% de Bolsonaro. "Vocês têm de entender o que aconteceu em gestões anteriores", disse o presidente, se referindo primeiro ao BNDES.

Leia mais: Dólar sobe e bate R$ 5,46 nesta sexta-feira (20), em meio ao avanço da variante Delta

Guimarães ressalta as falas do presidente sobre as gestões e diz que não foram feitas de maneira correta. “Isso está no nosso relatório de administração, páginas três e quatro, mostrando as ressalvas, ou seja, pendências no balanço. Com investigação no Ministério Público Federal e da Polícia Federal".

A exposição, de acordo com Bolsonaro, vai ocorrer durante a live semanal e o presidente da instituição, Pedro Guimarães, estará ao seu lado. Na próxima semana, a apresentação deverá ser focada no BNDES. O chefe do executivo federal vem dizendo que empréstimos a países como Cuba e Venezuela causaram prejuízos ao Brasil.

Leia também: Políticos comentam operação da PF contra Sérgio Reis: ‘Está chegando a vez de Carlos Bolsonaro’

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças