Notícias

União Europeia diz não reconhecer o regime do Talibã no Afeganistão

Ursula von der Leyen, presidente do bloco, diz que só mantém contato com o Talibã para facilitar saída de pessoas de Cabul


21/08/2021 17h53

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen afirmou que o bloco não reconhece o regime do Talibã, mesmo mantendo o diálogo com o grupo extremista para retirada de cidadãos do Afeganistão.

A declaração foi feita durante uma visita a um centro criado pelo governo da Espanha, na base aérea militar de Torrejón, no nordeste do país, para receber pessoas que deixam o território afegão. Para Leyen, é preciso manter o contato com o Talibã para facilitar o transporte das pessoas que saem de Cabul.

"Mas isso é completamente distinto e separado de negociações políticas (…). Não há negociações políticas com o Talibã e não há reconhecimento do Talibã", disse a líder da União Europeia.

Além disso, ela também afirmou que o bloco do velho continente só investirá no Afeganistão se houver respeito aos direitos humanos pelo Talibã.

Leia também: Franceses vão às ruas contra o passe sanitário pelo sexto final de semana seguido

"O 1 bilhão de euros reservado pela União Europeia para os próximos sete anos para ajuda ao desenvolvimento está vinculado a condições estritas: respeito aos direitos humanos, bom tratamento de minorias e respeito pelos direitos de mulheres e meninas", indicou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ