O presidente americano Joe Biden concedeu uma coletiva de imprensa neste domingo (22) e afirmou que o objetivo dos Estados Unidos é "retirar todos os americanos e evacuar os aliados afegãos". De acordo com ele, 28 mil pessoas saíram do país em agosto, sendo 11 mil em 36 horas.
Ele afirmou que os voos que estão saindo de Cabul não se dirigem diretamente aos Estados Unidos, mas para as bases do Exército em outros países, como na Alemanha.
"Primeiro [esses voos] vão aterrissar em bases americanas pelo mundo. Nessas localidades, estamos produzindo operações de segurança para todos. Ninguém vai entrar nos EUA sem checagem. E os afegãos que ajudaram os EUA nos últimos 20 anos, terão nosso apoio para deixar o país”, disse ele.
O motivo pelo qual os voos não vão aos Estados Unidos é evitar possíveis ataques terroristas. Biden acredita que o Talibã, e outros grupos na região, podem ter forças americanas como alvo.
Leia também: Mulher afegã dá à luz em compartimento de carga de avião dos EUA enquanto fugia do Afeganistão
Nas últimas 24 horas, foram realizados 23 voos militares para tirar americanos de Cabul. O país terá mais 35 voos civis para levar pessoas do Afeganistão para as bases aliadas localizadas em quatro continentes.
Para finalizar, Biden afirmou que "todo americano que queira vir pra casa, vai para casa". Ele não deu detalhes das operações que estão sendo realizadas em solo afegão, mas afirmou que houve uma mudança tática para possibilitar que mais pessoas cheguem em segurança ao aeroporto
REDES SOCIAIS