Notícias

Agência de medicamentos dos EUA concede registro definitivo à vacina da Pfizer

É o primeiro imunizante a deixar de ser usado sob licença de uso emergencial no país


23/08/2021 12h20

Nesta segunda-feira (23), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) concedeu o registro definitivo à vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, para uso em pessoas acima de 16 anos.

É o primeiro de três imunizantes a deixar de ser usado sob licença de uso emergencial no país. As vacinas da Moderna e da Janssen continuam sendo aplicadas com essa licença. O mesmo vale para a Pfizer, mas em indivíduos entre 12 e 15 anos.

No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer para uso em adultos em 23 de fevereiro. Posteriormente, o produto foi liberado para adolescentes a partir dos 12 anos.

Autoridades de saúde pública dos EUA esperam que essa liberação convença americanos não vacinados que o imunizante da Pfizer é seguro e eficaz, pois a hesitação de parte da população em tomar as vacinas disponíveis tem dificultado a resposta do país à pandemia.

"Embora milhões de pessoas já tenham recebido com segurança as vacinas contra a Covid-19, reconhecemos que, para alguns, a aprovação de uma vacina pela FDA pode agora inspirar confiança adicional para serem vacinados", afirmou Janet Woodcock, que comanda a agência reguladora.

Leia também: Nunes anuncia que São Paulo terá passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentosBrasil tem pelo menos 100 concursos públicos com inscrições abertas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças