Agência de medicamentos dos EUA concede registro definitivo à vacina da Pfizer
É o primeiro imunizante a deixar de ser usado sob licença de uso emergencial no país
23/08/2021 12h20
Nesta segunda-feira (23), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) concedeu o registro definitivo à vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech, para uso em pessoas acima de 16 anos.
É o primeiro de três imunizantes a deixar de ser usado sob licença de uso emergencial no país. As vacinas da Moderna e da Janssen continuam sendo aplicadas com essa licença. O mesmo vale para a Pfizer, mas em indivíduos entre 12 e 15 anos.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu o registro definitivo à vacina da Pfizer para uso em adultos em 23 de fevereiro. Posteriormente, o produto foi liberado para adolescentes a partir dos 12 anos.
Autoridades de saúde pública dos EUA esperam que essa liberação convença americanos não vacinados que o imunizante da Pfizer é seguro e eficaz, pois a hesitação de parte da população em tomar as vacinas disponíveis tem dificultado a resposta do país à pandemia.
"Embora milhões de pessoas já tenham recebido com segurança as vacinas contra a Covid-19, reconhecemos que, para alguns, a aprovação de uma vacina pela FDA pode agora inspirar confiança adicional para serem vacinados", afirmou Janet Woodcock, que comanda a agência reguladora.
Leia também: Nunes anuncia que São Paulo terá passaporte de vacinação para entrada em estabelecimentos; Brasil tem pelo menos 100 concursos públicos com inscrições abertas
REDES SOCIAIS