Notícias

24 haitianos, incluindo quatro crianças, são encontrados vivos uma semana após terremoto

Ao todo, o abalo vitimou mais de 2.200 pessoas no Haiti e pelo menos 344 pessoas estão desaparecidas


23/08/2021 17h38

Uma semana após um terremoto atingir o Haiti, 24 pessoas foram encontradas vivas na região montanhosa do Pic de Macaya, que fica entre as cidades de Les Cayes e Jérémie. Dos sobreviventes, quatro são crianças.

Segundo a Proteção Civil haitiana, o grupo foi transportado de helicóptero para a cidade de Camp-Perrin para receber assistência médica e alimentação. Não foram divulgados detalhes de como eles passaram os dias desde o sismo.

Leia também: Porta-voz do Talibã ameaça EUA caso não cumpra o prazo para a retirada de tropas

O governo informou que, após o abalo que atingiu o país em 14 de agosto, 2.207 pessoas morreram, 344 estão desaparecidas e outras 12.268 estão feridas. Além disso, cerca de 130 mil casas tiveram a estrutura comprometida pelo tremor, e 600 mil haitianos foram diretamente afetados.

Ainda segundo o jornal haitiano Le Nouvelliste, 266 escolas das redes pública e privada foram destruídas ou parcialmente danificadas durante o terremoto.

Ajuda para os haitianos

Devido a precariedade na infraestrutura urbana do país e a dificuldade em distribuir água e alimentos em lugares remotos devido à presença de gangues locais, o governo do Haiti tem recebido ajuda internacional.

No último domingo (22), o Brasil enviou aproximadamente 7 toneladas de equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos. Além de 32 bombeiros para ajudar nos trabalhos de resgate.

A Suíça doou 1 milhão de francos suíços (R$ 5,9 milhões) para a Cruz Vermelha, que atua no país. A União Europeia mobilizou 3 milhões de euros (R$ 18,9 milhões) para o país e enviou uma equipe de 12 especialistas e dois oficiais do Centro de Coordenação de Respostas a Emergência europeu.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças