24 haitianos, incluindo quatro crianças, são encontrados vivos uma semana após terremoto
Ao todo, o abalo vitimou mais de 2.200 pessoas no Haiti e pelo menos 344 pessoas estão desaparecidas
23/08/2021 17h38
Uma semana após um terremoto atingir o Haiti, 24 pessoas foram encontradas vivas na região montanhosa do Pic de Macaya, que fica entre as cidades de Les Cayes e Jérémie. Dos sobreviventes, quatro são crianças.
Segundo a Proteção Civil haitiana, o grupo foi transportado de helicóptero para a cidade de Camp-Perrin para receber assistência médica e alimentação. Não foram divulgados detalhes de como eles passaram os dias desde o sismo.
Leia também: Porta-voz do Talibã ameaça EUA caso não cumpra o prazo para a retirada de tropas
O governo informou que, após o abalo que atingiu o país em 14 de agosto, 2.207 pessoas morreram, 344 estão desaparecidas e outras 12.268 estão feridas. Além disso, cerca de 130 mil casas tiveram a estrutura comprometida pelo tremor, e 600 mil haitianos foram diretamente afetados.
Ainda segundo o jornal haitiano Le Nouvelliste, 266 escolas das redes pública e privada foram destruídas ou parcialmente danificadas durante o terremoto.
Ajuda para os haitianos
Devido a precariedade na infraestrutura urbana do país e a dificuldade em distribuir água e alimentos em lugares remotos devido à presença de gangues locais, o governo do Haiti tem recebido ajuda internacional.
No último domingo (22), o Brasil enviou aproximadamente 7 toneladas de equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos. Além de 32 bombeiros para ajudar nos trabalhos de resgate.
A Suíça doou 1 milhão de francos suíços (R$ 5,9 milhões) para a Cruz Vermelha, que atua no país. A União Europeia mobilizou 3 milhões de euros (R$ 18,9 milhões) para o país e enviou uma equipe de 12 especialistas e dois oficiais do Centro de Coordenação de Respostas a Emergência europeu.
REDES SOCIAIS