SP anuncia 3ª dose da vacina para maiores de 60 anos a partir de 6 de setembro
De acordo com o governo paulista, aplicação de dose de reforço contra a Covid-19 visa proteger população mais vulnerável diante da circulação da variante delta
25/08/2021 13h05
São Paulo deve iniciar a aplicação da aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 na população maior de 60 anos no dia 6 de setembro, informou o governo do estado nesta quarta (25). O anúncio foi feito pelo governador paulista, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
De acordo com o governo, a decisão pela dose adicional do imunizante tem a ver com a disseminação da variante delta do coronavírus, que é mais transmissível.
Leia também: Ministério da Saúde anuncia início de 3ª dose da vacina contra Covid-19 para 15 de setembro
"Nós temos, no estado de São Paulo, uma situação de melhora progressiva dos indicadores, [...] mas também temos uma preocupação muito importante especialmente com a presença que se mostra crescente da variante delta", explicou Paulo Menezes, coordenador do Comitê Científico, órgão que aconselha o governo em decisões sobre a pandemia.
Na coletiva, o governador também apresentou um novo cartão de vacinação que deve contemplar a dose de reforço. Poderão receber a terceira dose os idosos residentes em São Paulo que completaram o esquema vacinal, com qualquer um dos imunizantes disponíveis no estado, há mais de seis meses.
"O que observamos nos outros países é que mesmo com boas coberturas vacinais, a variante delta se espalhou e se tornou dominante. Portanto, neste momento, entendemos que é um passo a mais na segurança, na proteção da população mais vulnerável", afirmou João Gabbardo, coordenador-executivo do comitê.
De acordo com Gabbardo, o calendário para a imunização adicional será elaborado de maneira escalonada, por idade.
Também nesta quarta, o Ministério da Saúde anunciou a liberação da aplicação da terceira dose da vacina em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos a partir do dia 15 de setembro. A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. No caso dos imunossuprimidos, eles devem esperar 28 dias após a segunda dose.
Leia também: Butantan entrega mais quatro milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da Saúde
São Paulo prevê a vacinação de todos os adolescentes com idades a partir de 12 anos com pelo menos uma dose até 12 de setembro. Nesta semana, o estado vacina jovens de 12 a 15 anos com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas.
Segundo dados da plataforma Vacina Já atualizados às 12h36 desta quarta, o estado aplicou pelo menos uma dose em 97,5% da população adulta. 34,08% da população total tem esquema vacinal completo.
Veja o trecho da coletiva de imprensa do governo paulista:
REDES SOCIAIS