Notícias

Rodrigo Pacheco rejeita pedido de impeachment de Alexandre de Moraes, do STF

Pedido foi protocolado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido); parecer da Advocacia Geral do Senado sobre o documento concluiu que não há justa causa para impeachment


25/08/2021 19h45

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou nesta quarta (25) que vai rejeitar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Leia também: Sérgio Reis desiste de álbum após artistas romperem parceria

Em coletiva de imprensa no Senado Federal, Pacheco afirmou que a Advocacia Geral do Senado emitiu um parecer sobre o documento assinado por Bolsonaro e concluiu que não há justa causa para um impeachment. O pedido, então, foi rejeitado e será arquivado.  

"O parecer da Advocacia Geral do Senado, muito bem fundamentado, reconhece que os fatos declinados na petição de impeachment não se superpõem à lei 1.079, a um rol taxativo de hipóteses que admitem impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal. [...] De todos os fatos declinados na petição inicial, na denúncia feita pelo presidente da República, nenhum desses fatos teve essa adequação legal", explicou Pacheco.

O senador declarou que acolheu a recomendação de rejeitar o pedido após o parecer, e ressaltou que há também um aspecto político na decisão. "Além do lado técnico e jurídico, [...] há também um lado político, de uma oportunidade dada para que possamos reestabelecer as boas relações entre os poderes".

Leia também: Determinação de Moraes impede que Sérgio Reis se aproxime da Praça dos Três Poderes

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças