Notícias

Câmara aprova PL que prevê distribuição gratuita de absorventes higiênicos

Projeto de combate à pobreza menstrual beneficia estudantes da rede pública, além de pessoas em situação de vulnerabilidade, detentas e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas


26/08/2021 19h55

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta (26) o PL 4968/19, de autoria da deputada Marília Arraes (PT-PE) e outros 24 parlamentares, que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. O texto segue para análise no Senado. 

O projeto, que busca combater a pobreza menstrual, beneficia estudantes de baixa renda da rede pública, mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e adolescentes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.

Leia também: Flávio Dino classifica discurso de Bolsonaro como “tipicamente fascista”


Pelas redes sociais, Marília Arraes comemorou a aprovação. "Acabamos de dar um enorme passo para um Brasil mais digno e um Brasil que cuida", publicou a parlamentar.

Veja:



O texto aprovado nesta quinta prevê a distribuição dos produtos de higiene a 5,6 milhões de mulheres e meninas, com um custo de R$ 84,5 milhões por ano. O cálculo determina a entrega de oito absorventes por pessoa a cada mês. 

Ainda segundo o PL, a distribuição será feita no Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual e contempla beneficiárias de 12 a 51 anos. 

Os deputados também estabeleceram um critério de desempate para a compra dos absorventes relativo ao impacto ambiental dos produtos. Terão preferência os itens feitos com materiais mais sustentáveis, em caso de igualdade às outras marcas candidatas à compra. 

Além disso, o texto determina a implantação de campanhas públicas sobre o tema, para conscientizar a população sobre saúde menstrual.

Leia também: ONS aponta necessidade de aumentar produção de energia para evitar apagão

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças