O que pensa Isa Penna sobre Nelson Rodrigues colocar a prostituição como "primeira vocação da mulher"
Sob um viés feminista, parlamentar comenta frase do escritor que coloca a prostituição como "primeira vocação da mulher"; assista ao trecho
26/08/2021 22h25
O Linhas Cruzadas desta quinta (26), que aborda a obra de Nelson Rodrigues, recebeu a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP). Trazendo uma visão feminista, a parlamentar comentou a frase do escritor que coloca a prostituição como "primeira vocação da mulher".
"Qualquer afirmação - venha de quem vier, do Papa ou do Nelson Rodrigues - que coloque as mulheres num balaio só [...] já está errada, porque são muitas mulheres, e por isso também são feminismos. A gente entende, com a interseccionalidade, que não adianta só analisar uma mulher, dizer 'ela precisa disso ou disso'. Não, é uma mulher, é uma trabalhadora, é uma mulher negra, uma estudante", comentou a parlamentar.
Leia também: "Um anatomista da alma": Pondé faz análise das obras de Nelson Rodrigues
Isa também relacionou a frase do escritor à percepção masculina sobre a sexualidade da mulher. "Me parece que cada vez mais as mulheres estão se apropriando do seu direito ao prazer e à sexualidade, ou seja, ao seu próprio corpo. Me parece que cada vez mais há iniciativas nesse sentido por parte de mulheres e isso é bastante é provocador para os outros 50% da sociedade, que estão acostumados a só receber cuidado e prazer e não a fazer essa relação de troca, de divisão, de compartilhar as dificuldades e os prazeres da vida", refletiu.
"Então, na minha opinião, a frase tem um erro de origem, mas me parece que se há alguma provocação nesse sentido, da prostituição, hoje em dia ela se revela muito mais no incômodo dos homens com crescente com a crescente apropriação das mulheres sobre o nosso próprio corpo, nosso próprio prazer e nossa própria sexualidade", completou.
Leia também:
Veja o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS