Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta (27) falou sobre humor. Comandado por Cris Guterres, o programa recebeu o humorista e escritor Helio de La Peña e o ator, cantor e humorista Sérgio Loroza.

Entre os assuntos abordados no programa está o chamado "politicamente correto" e a percepção do público a respeito de piadas consideradas ofensivas ou que reforçam preconceitos e estereótipos.

Para Helio, essa mudança não é exclusiva dos tempos atuais e faz parte da natureza da comédia. "O que eu acho estranho é as pessoas acharem que só agora houve alguma alguma modificação, uma transformação. O humor é sempre atual, ele está sempre se atualizando, sempre se transformando", afirmou.

Leia também: "O Brasil é o país do meme": Humor na internet é pauta do Estação Livre

"Então, o humor que se faz em 2021 não pode ser o mesmo que se fazia em 1991, como não era o mesmo que se fazia em 1971, e em 1971 não se fazia como em 1951. É sempre uma transformação. É natural que você tenha hoje uma outra forma de ver. A sociedade vê as coisas de outra maneira, e o humor acaba refletindo essa forma que a sociedade está se vendo e se retratando", completou.

Veja o trecho:

Assista ao Estação Livre na íntegra:

Exibido às sextas, o programa é parte da grade de jornalismo da TV Cultura. A emissora, que já tinha em sua programação o Roda Viva e o #Provoca, às segundas e terças-feiras, no início de 2021 lançou os programas Manhattan Connection e Linhas Cruzadas, às quartas e quintas-feiras.