Notícias

Bolsonaro indica que não aceitará mudanças do STF no Marco Temporal

Presidente discursou para apoiadores neste sábado (28) e disse que mudanças podem afetar o agronegócio brasileiro


28/08/2021 16h31

Em evento neste sábado (28), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou que não aceitará a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as mudanças no Marco Temporal. A questão está em julgamento na Corte e vem gerado muito debate nas últimas semanas.

“Se aprovado, tenho duas opções, não vou dizer agora, mas já está decidida qual é essa opção, é aquela que interessa ao povo brasileiro, aquela que estará ao lado da nossa Constituição”, disse o presidente.

Por esse marco temporal, os povos indígenas só podem ter direito à demarcação de terras que já estavam ocupadas no período da Constituição de 1988. Bolsonaro e ruralistas são favoráveis a essa tese. Representantes indígenas alegam que o marco dificulta novas demarcações.

O julgamento sobre o Marco Temporal no STF começou na última quinta (26), mas foi adiado e deve ser retomado na próxima quarta (1º). A decisão vai impactar a demarcação de terras indígenas em todo o Brasil.

Leia também: Vitão e Alok participam de manifestação em Brasília contra o Marco Temporal

“Já tem dois votos no STF contra nós, que é o que vivemos hoje em dia. [Se o Marco mudar] Podemos ter, de imediato, uma decisão judicial para que se demarque uma área equivalente à região Sul do Brasil. Isso, simplesmente, inviabilizaria agronegócio, praticamente deixaríamos de produzir, de exportar e sequer teríamos como garantir segurança alimentar", alegou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças