Notícias

Biden declara situação de desastre após furacão Ida atingir Louisiana

Mais de 1 milhão de pessoas estão sem luz no estado; até o momento, uma morte foi confirmada


30/08/2021 11h33

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden declarou situação de desastre no estado de Louisiana neste domingo (29) por causa da passagem do furacão Ida pela região. O democrata também liberou ajuda federal para auxiliar a reconstrução das áreas afetadas.

“A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedade não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, declarou a Casa Branca.

A ajuda federal também pode ser usada para remoção de entulhos e medidas de mitigação de riscos.

O Ida atingiu o continente como um furacão de categoria 4 na tarde de domingo, exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), foram registrados ventos de cerca de 240 km/h.

Mais de um milhão de clientes na Louisiana estão sem energia elétrica, de acordo com o site Power Outage, de monitoramento de quedas elétricas. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido.

A primeira morte causada pelo furacão foi confirmada no domingo: um homem de 60 anos que teve a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana.

Na manhã desta segunda (30), o Ida atingiu o estado do Mississippi e foi rebaixado para uma tempestade tropical, com ventos de 97 km/h, segundo o NHC.

"Um rápido enfraquecimento adicional está previsto e espera-se que Ida se torne uma depressão tropical nesta noite", informou o centro.

Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (30):

Leia também: Brasil registra aumento de 564% de área minerada nos últimos 35 anosMPT denuncia Sérgio Camargo por perseguição na Fundação Palmares, diz TV

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças