Biden declara situação de desastre após furacão Ida atingir Louisiana
Mais de 1 milhão de pessoas estão sem luz no estado; até o momento, uma morte foi confirmada
30/08/2021 11h33
O presidente dos Estados Unidos Joe Biden declarou situação de desastre no estado de Louisiana neste domingo (29) por causa da passagem do furacão Ida pela região. O democrata também liberou ajuda federal para auxiliar a reconstrução das áreas afetadas.
“A assistência pode incluir subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedade não seguradas e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre”, declarou a Casa Branca.
A ajuda federal também pode ser usada para remoção de entulhos e medidas de mitigação de riscos.
O Ida atingiu o continente como um furacão de categoria 4 na tarde de domingo, exatos 16 anos após o Katrina devastar a Louisiana e o Mississippi e deixar 1,8 mil mortos e bilhões em prejuízos. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês), foram registrados ventos de cerca de 240 km/h.
Mais de um milhão de clientes na Louisiana estão sem energia elétrica, de acordo com o site Power Outage, de monitoramento de quedas elétricas. Em Nova Orleans, o fornecimento está totalmente interrompido.
A primeira morte causada pelo furacão foi confirmada no domingo: um homem de 60 anos que teve a casa atingida por uma árvore perto de Baton Rouge, a capital de Louisiana.
Na manhã desta segunda (30), o Ida atingiu o estado do Mississippi e foi rebaixado para uma tempestade tropical, com ventos de 97 km/h, segundo o NHC.
"Um rápido enfraquecimento adicional está previsto e espera-se que Ida se torne uma depressão tropical nesta noite", informou o centro.
Assista a reportagem do Jornal da Tarde desta segunda-feira (30):
Leia também: Brasil registra aumento de 564% de área minerada nos últimos 35 anos; MPT denuncia Sérgio Camargo por perseguição na Fundação Palmares, diz TV
REDES SOCIAIS