Notícias

IGP-M desacelera em agosto mas mantém indice acima de 30% em 12 meses

Conhecido como "inflação do aluguel", o Índice Geral de Preços - Mercado registrou variação de 0,66% no mês de agosto


30/08/2021 12h17

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como “inflação do aluguel”, registrou acúmulo de alta de 16,75% no ano e de 31,12% em 12 meses. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a variação do mês de agosto foi de 0,66%. O coordenador dos Índices e Preços, André Braz, apontou a crise hídrica como fator de impedimento de desaceleração do IGP-M, e o valor da energia como influência para a inflação.

Se não fosse a crise hídrica, o IGP-M apresentaria desaceleração mais forte. No IPA, culturas afetadas pela estiagem, como milho (-4,58% para 10,97%) e café (0,04% para 20,98%) registraram forte avanço em seus preços. No âmbito do consumidor, o preço da energia, para a qual é esperado novo reajuste em setembro, registrou alta de 3,26%, sendo a principal influência para a inflação ao consumidor”, afirmou.

O IGP-M serve de parâmetro para o reajuste de grande parte dos contratos de locação. Ele é composto pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Leia também: Brasil registra aumento de 564% de área minerada nos últimos 35 anos;MPT denuncia Sérgio Camargo por perseguição na Fundação Palmares, diz TV

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças