Notícias

Homicídio de pessoas indígenas cresce 21,6% em dez anos

Dados vão na contramão dos resultados apresentados sobre assassinatos em geral no Brasil


31/08/2021 11h39

Cerca de 2.000 indígenas foram mortos nos últimos dez anos, de acordo com o Atlas da Violência 2021, divulgado nesta terça-feira (31). Em 2009, a taxa de homicídio foi de 15 por 100 mil habitantes, saltando para 18,3 em 2019. Amazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul respectivamente foram os estados com maiores números de homicídios indígenas.

Os dados vão na contramão dos resultados apresentados sobre assassinatos no geral. O número de homicídios no Brasil teve queda de 27,2 para 21,7 por 100 mil habitantes. Segundo o Atlas, todos os estados mostraram queda na taxa de violência letal, com exceção do Amazonas, que aumentou 1,6% entre 2018 e 2019.

Leia mais: Apartamento de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro é arrombado

Alguns estados apresentaram taxa de homicídios indígenas superior aos assassinatos da população geral em 2019, como Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima e Rio Grande do Sul.

O Atlas da Violência, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em parceria com o Instituto de Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), se baseou, pela primeira vez, em números registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde

Leia também: Ministério da Saúde lança nova mascote para ações sobre doenças raras

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças