Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução: Flickr/Ministério de Minas e Energia
Reprodução: Flickr/Ministério de Minas e Energia

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, fez um pronunciamento em rede nacional de televisão e rádio, às 20h30 desta terça-feira (31). O tema foi a crise dos reservatórios das hidrelétricas, maior fonte de energia do Brasil.

Em pouco menos de seis minutos, o ministro afirmou que a crise é resultado da escassez de chuvas, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Com os reservatórios baixos, o governo está tomando o que Bento Albuquerque chamou de 'medidas extraordinárias'. "Vamos aumentar significativamente a geração de energia das nossas termelétricas e importar energia dos países vizinhos, o que terá um custo alto", informou o ministro.

Nesta terça-feira (30), o Governo Federal já tinha anunciado a criação de uma nova bandeira tarifária na cobrança de energia elétrica, em meio ao pior cenário hídrico dos últimos 91 anos.

A nova faixa tem vigência a partir desta quarta (1º), e implica em aumento de 6,78% nas contas de luz.

Leia mais: Governo federal e Aneel anunciam bandeira tarifária de escassez hídrica

O ministro de Minas e Energia pediu a colaboração de estabelecimentos comerciais e dos cidadãos. Segundo Bento Albuquerque, quem reduzir seu consumo poderá ser recompensado com redução na conta da luz. Ele também pediu a redução do tempo de uso de aparelhos de ar-condicionado e de chuveiros elétricos.

Leia também: Ministro de Minas e Energia descarta racionamento de energia mesmo com a crise hídrica