Incentivo à redução do consumo de energia elétrica passa a valer nesta quarta
O programa do Governo Federal vai compensar aqueles que reduzirem o consumo mensal
01/09/2021 12h57
O Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica começa a valer nesta quarta-feira (1º). A iniciativa será responsável por recompensar as pessoas que reduzirem a partir de 10% seu consumo mensal de eletricidade.
A cada 100 Quilowatt-hora (kWh) economizados, o cidadão ganhará um bônus de R$ 50,00. Essa é uma tentativa do Governo Federal de economizar a demanda de energia elétrica no país, que está cada vez mais cara por conta da crise hídrica.
Aqueles que economizarem entre 10% e 20% terão um bônus proporcional à porcentagem. Os que diminuírem o consumo em menos de 10% não obterão nenhum benefício, e os que passarem dos 20% não receberão uma recompensa adicional. O programa vale até dezembro de 2021.
Leia mais: Avaliação negativa do Governo Bolsonaro avança de 44% para 48% em setembro
Pesquisa mostra que Lula venceria primeiro turno das eleições em qualquer cenário
Como referência, será utilizado o consumo no mês de setembro de 2020. O mesmo período no ano passado servirá como parâmetro para calcular a diminuição do consumo.
É esperado que a demanda total seja reduzida em 914 MW, que equivale a 1,41% do Sistema Interligado Nacional (SIN). A estimativa do valor que todos os bônus deverão desembolsar é de aproximadamente R$ 339 milhões por mês. Eles serão custeados pelos Encargos de Serviço do Sistema (ESS).
REDES SOCIAIS