Notícias

Variante Mu: OMS monitora nova cepa do coronavírus identificada na Colômbia

Classificada como variante de interesse, ela pode ter resistência maior à imunidade provocada por vacinas, alerta a organização


02/09/2021 12h50

Em seu último boletim semanal da Covid-19, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que a cepa Mu do coronavírus foi classificada como variante de interesse e está sendo monitorada. 

"A variante Mu tem uma constelação de mutações que indicam propriedades de escape imune em potencial", afirmou a OMS no relatório. Dados preliminares demonstraram uma possível resistência maior à imunidade provocada por vacinas contra a Covid-19, de maneira similar à variante Beta. A organização destaca, porém, que mais estudos são necessários para confirmar essa hipótese.

Leia o relatório na íntegra (em inglês).

A cepa foi identificada em janeiro deste ano, na Colômbia. Desde então, foram observados casos esporádicos causados pela variante e surtos em locais da América do Sul e Europa. 

Leia também: Pela primeira vez no Brasil, cientistas mapeiam diretamente RNA do novo coronavírus

Agora, ela foi classificada como uma variante de interesse (VOI, na sigla em inglês), isto é, uma cepa que sofreu mutações genéticas que podem afetar a transmissibilidade, gravidade da doença e escape de imunidade ou tratamento, além de causar transmissão comunitária em diferentes regiões do planeta. São consideradas variantes de preocupação (VOC) atualmente as cepas Alfa, Beta, Gama e Delta.


"Embora a prevalência global da variante Mu entre casos sequenciados tenha caído e esteja atualmente abaixo de 0,1%, a prevalência na Colômbia (39%) e Equador (13%) tem crescido de forma consistente", prossegue a OMS. 

Segundo a organização, esse aumento deve ser interpretado de acordo com a capacidade de sequenciamento de cada país, que pode variar em cada lugar. A OMS reforça que mais estudos ainda são necessários para entender as características da variante.

"Serão monitoradas as mudanças na epidemiologia da variante Mu na América do Sul, particularmente dada a circulação da variante Delta", completa o boletim.

Leia também: São Paulo recebe quase dois milhões de doses prontas da CoronaVac

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças