Notícias

Primeiro-ministro do Japão anuncia que vai deixar o cargo

Yoshihide Suga, de 72 anos, não disputará a reeleição no fim do mês


03/09/2021 11h15

O primeiro-ministro do Japão Yoshihide Suga anunciou nesta sexta-feira (3) que não buscará a reeleição e deixará o cargo após um ano de mandato, segundo portais de notícias japoneses.

Suga anunciou sua decisão durante reunião de emergência de líderes do Partido Liberal Democrático (PLD), informou o secretário-geral do partido Toshihiro Nikai.

"Hoje [sexta-feira], na reunião executiva, o presidente [do partido] Suga disse que quer concentrar seus esforços em medidas contra o coronavírus e não vai contestar a eleição do líder do partido", afirmou Nikai.

"Honestamente, me surpreende. É muito lamentável. Ele fez o seu melhor, mas, após uma consideração cuidadosa, tomou sua decisão", disse o secretário-geral do PLD.

O anúncio é feito num momento turbulento para Suga, durante o qual ele viu o apoio cair em meio ao aumento das infecções por coronavírus durante a Olimpíada e à lentidão da vacinação no país.

O premiê desistiu de tentar a reeleição como líder do PLD, em votação marcada para 29 de setembro, um mês antes de quando devem ocorrer as eleições gerais. Espera-se que o partido permaneça no poder após o pleito.

Leia também: Butantan entrega mais dois milhões de doses da CoronaVac ao Ministério da SaúdeSão Paulo continua vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 15 a 17 anos nesta sexta

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças