Notícias

Reino Unido critica França por chegada de imigrantes pelo Canal da Mancha

Cerca de 1.000 pessoas tentaram atravessar a passagem nesta segunda-feira (6); ministra do Interior Britânico cobrou gestão Macron por providências


07/09/2021 14h27

O governo do Reino Unido cobrou nesta segunda (6) a gestão de Emmanuel Macron, da França, por providências diante da chegada de migrantes irregulares ao país pelo Canal da Mancha. 

A ministra do Interior Britânico, Priti Patel, fez críticas duras ao governo francês diante dos deputados de seu Partido Conservador e ameaçou não entregar um euro se Macron não começasse a mostrar atitude na luta contra a imigração clandestina. 

"A França vai ter que começar a agir se quiser ver o dinheiro. Era sobre pagar por um resultado, e não estamos vendo esse resultado. O dinheiro estava condicionado", disse a ministra.

Segundo estimativas do Ministério do Interior Britânico, cerca de 1.000 pessoas tentaram atravessar a passagem na segunda-feira. O recorde anterior era de 828. Até agora este ano, mais de 13.500 pessoas foram interceptadas em tentativa de entrar no território inglês, praticamente 5.000 a mais do que em 2020.

Leia mais: Afegãos protestam contra possível intervenção do Paquistão na política do país

As organizações humanitárias trabalham todos os dias para aliviar a situação, e acusam o governo de Boris Johnson de não entender a realidade. 

"O governo tem que reconhecer de uma vez por todas que, enquanto houver guerras, perseguições e violência, as pessoas serão forçadas a fazer essas perigosas viagens em busca de segurança", afirmou Enver Solomon, diretor executivo da organização humanitária Conselho de Refugiados, pelas rede sociais.

O partido de Johnson não quer chegar ao congresso anual dos conservadores, que acontece no próximo mês, com a questão do Canal da Mancha não resolvida. Por isso, Patel deve fazer pressão no governo francês na reunião de assuntos internos do G-7, em Londres, no final desta semana.

Leia também: TRT afasta Rogério Caboclo por um ano para investigação sobre assédio sexual

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças