Notícias

TSE suspende repasses financeiros de ex-assessor de Trump a perfis bolsonaristas

Empresário Jason Miller foi ouvido pela Polícia Federal nesta terça-feira (7)


08/09/2021 10h23

O ministro Luis Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou a suspensão de repasses financeiros da rede social Gettr, semelhante ao Twitter, a contas e canais bolsonaristas. A plataforma é do empresário Jason Miller, ex-assessor do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-assessor de Trump prestou depoimento à Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (7), dentro do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que trabalha contra a democracia, e foi liberado.

Miller estava no Brasil para participar da Conferência de Ação Política Conservadora (Cpac) e se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele foi abordado por policiais no Aeroporto Internacional de Brasília.

O ex-assessor de Trump também está sendo monitorado pela PF, que suspeita que métodos semelhantes aos utilizados na invasão do Capitólio, em Washington, poderiam ser usados no Brasil. 

A decisão de Salomão, tomada no inquérito que apura ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral, atinge 24 perfis. Entre eles estão os dos blogueiros bolsonaristas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. Os valores que já foram repassados aos perfis serão direcionados para uma conta judicial vinculada à Justiça Eleitoral.

A rede social Gettr também foi proibida de utilizar algoritmos que privilegiem conteúdos relacionados a ataques contra o sistema eleitoral. “Tal proibição não englobará pesquisa ativa de usuários em busca por conteúdo específico com utilização de palavras-chaves”, disse Salomão em sua decisão.

Leia também: STF retoma julgamento de marco temporal das terras indígenas nesta quarta-feiraAo menos 19 brasileiros seguem desaparecidos após naufrágio na costa da Guiana Francesa

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças