Notícias

“Ninguém fechará esta corte”, diz Luiz Fux após Bolsonaro ameaçar STF

O ministro ainda afirmou que a suprema corte “não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões”


08/09/2021 15h25

Em resposta aos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira (8). O ministro afirmou que ninguém fechará a suprema corte, e que o tribunal “também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões.”

“Este Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independência nem intimidações ao exercício regular de suas funções. Ninguém fechará esta corte. Nós a manteremos de pé com suor, perseverança e coragem. No exercício de seu papel o STF não se cansará de pregar fidelidade à constituição”, disse Fux.

Leia mais: Doria critica Lira: "Se tivesse compromisso com a democracia, pautaria impeachment"

“A veterinária vai me dar ferramentas para entender o ser humano”, diz Boris Casoy ao iniciar curso aos 80 anos

O magistrado ainda falou que as falas do Presidente da República são criminosas. “Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, aponta.

Também foi frisado a conduta defensiva de Bolsonaro, que sempre se coloca como uma vítima. "Todos sabemos que quem promove o discurso do 'nós contra eles' não propaga democracia, mas a política do caos. Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação”, completou Fux em seu discurso.

Bolsonaro fez diversos ataques ao STF na última terça-feira (7), nas manifestações pró-governo que marcaram o Dia da Independência.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ