"O que os líderes do Brasil estão fazendo hoje é vergonhoso", diz Greta Thunberg sobre meio ambiente
"A Amazônia, os pulmões do mundo, está no limite", alertou ativista no Senado Federal
10/09/2021 16h33
A ativista sueca Greta Thunberg classificou como "extremamente vergonhosa" a postura das autoridades brasileiras diante da questão ambiental. Greta participou, nesta sexta-feira (10), de audiência pública no Senado Federal para falar sobre o tema.
Thunberg também destacou o tratamento dado a população indígena no país. "É extremamente vergonhoso o que eles estão fazendo com os povos indígenas e com a natureza”, disse. Atualmente, diversas etnias e povos indígenas brasileiros protestam contra a aprovação do Marco Temporal para demarcação de terras pelo Supremo Tribunal Federal.
"O que os líderes do mundo falharam não tem desculpa, o Brasil não tem desculpa para não assumir sua responsabilidade”, continuou Greta. "A Amazônia, os pulmões do mundo, está no limite e vemos que agora está emitindo mais carbono que consumindo por conta do desmatamento e das queimadas. Isso está sendo alimentado diretamente pelo seu governo". A ativista optou por não citar o nome do presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: Manifestantes bolsonaristas deixam Esplanada dos Ministérios após seis dias
A audiência, promovida na Comissão de Meio Ambiente, tinha como objetivo debater os resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, em português). Entre outras informações, o documento divulgado em agosto apontou a responsabilidade do ser humano no aumento de temperatura do planeta.
Leia mais: Mulheres indígenas marcham em protesto contrário ao Marco Temporal em Brasília
REDES SOCIAIS