Notícias

"O que os líderes do Brasil estão fazendo hoje é vergonhoso", diz Greta Thunberg sobre meio ambiente

"A Amazônia, os pulmões do mundo, está no limite", alertou ativista no Senado Federal


10/09/2021 16h33

A ativista sueca Greta Thunberg classificou como "extremamente vergonhosa" a postura das autoridades brasileiras diante da questão ambiental. Greta participou, nesta sexta-feira (10), de audiência pública no Senado Federal para falar sobre o tema.

Thunberg também destacou o tratamento dado a população indígena no país. "É extremamente vergonhoso o que eles estão fazendo com os povos indígenas e com a natureza”, disse. Atualmente, diversas etnias e povos indígenas brasileiros protestam contra a aprovação do Marco Temporal para demarcação de terras pelo Supremo Tribunal Federal.

"O que os líderes do mundo falharam não tem desculpa, o Brasil não tem desculpa para não assumir sua responsabilidade”, continuou Greta. "A Amazônia, os pulmões do mundo, está no limite e vemos que agora está emitindo mais carbono que consumindo por conta do desmatamento e das queimadas. Isso está sendo alimentado diretamente pelo seu governo". A ativista optou por não citar o nome do presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Manifestantes bolsonaristas deixam Esplanada dos Ministérios após seis dias

A audiência, promovida na Comissão de Meio Ambiente, tinha como objetivo debater os resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas, em português). Entre outras informações, o documento divulgado em agosto apontou a responsabilidade do ser humano no aumento de temperatura do planeta.

Leia mais: Mulheres indígenas marcham em protesto contrário ao Marco Temporal em Brasília

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças