Notícias

São Paulo começa a vacinar com Pfizer quem está com 2ª dose da AstraZeneca atrasada

Imunização será possível após chegada de lote com 165 mil doses da Pfizer; postos devem começar vacinação a partir das 14h desta segunda-feira (13)


13/09/2021 08h27

A prefeitura de São Paulo começa a vacinar, na tarde desta segunda-feira (13), com o imunizante da Pfizer, as pessoas que estão com a segunda dose da AstraZeneca em atraso. De acordo com a pasta, "é possível realizar a intercambialidade excepcional e emergencial."

A cidade recebeu do governo do estado 165 mil doses da Pfizer no sábado (11), que serão destinadas a esse público. Poderá se vacinar quem estiver com a dose de AstraZeneca vencida entre os dias 1 e 15 de setembro.

A aplicação das doses deverá ser feita a partir das 14h desta segunda, quando os postos já devem ter sido abastecidos. 

O quantitativo, porém, não é suficiente para atender a todos. Para este grupo são necessárias cerca de 340 mil doses, mas a expectativa é de que as unidades de vacinação estejam abastecidas ainda nesta tarde, com a chegada de nova remessas.

Na sexta-feira (10), mais de 98% dos postos de vacinação na capital paulista ficaram sem o imunizante AstraZeneca para a segunda dose contra covid-19. Mais de 60% dos postos também não possuem doses da fabricante Pfizer.

A cobertura vacinal para população acima de 18 anos está em 105% para primeira dose ou dose única e 62,3% para segunda dose ou dose única. Em adolescentes de 12 a 17 anos foram aplicadas, até o momento, 595.175 primeiras doses, com cobertura vacinal de 70,5%.

Toda a rede estará em operação para a vacinação da primeira ou segunda dose (D1 e D2): 468 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível nas AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.

Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.

Leia também: São Paulo começa a aplicar 3ª dose contra Covid-19 em idosos acima de 85 anosRio começa a aplicar 3ª dose contra Covid-19 em idosos acima de 95 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças