“Constituição não quer a politização das Forças Armadas”, afirma ex-presidente do STF
Durante o Roda Viva, Carlos Ayres Britto falou sobre a quantidade de militares dentro do governo
13/09/2021 23h22
Carlos Ayres Britto, ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) foi o entrevistado do Roda Viva desta segunda-feira (13).
O jornalista Rodrigo Haidar questionou o ministro se militares da ativa devem ou não fazer parte de um governo. De forma bem direta, ele respondeu que o governo é civil e não militar, então, não deveria ter essa mistura.
Leia também: Ex-presidente do STF critica manifestações de Bolsonaro: “Fake news não é liberdade de expressão”
“A Constituição diz que o militar que queira ir para a política com menos de 10 anos de serviço deverá se afastar da atividade, para não misturar as coisas. A instância militar com a política. Se contar mais de 10 anos, será agregado pela autoridade superior. Se for eleito, passará automaticamente no ato da diplomação para a inatividade. Olha como a Constituição não quer a politização das Forças Armadas”, explicou o ex-presidente do STF.
Assista ao trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Juliana Dal Piva, colunista do portal UOL; Rodrigo Haidar, colunista da BandNews FM e repórter especial da Conjur; Samara Pataxó, advogada indígena, coordenadora jurídica da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil; Debora Santos, analista política na XP Investimentos; Gabriel Sampaio, coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional e de Litígio Estratégico da Conectas Diretos Humanos.
Assista à edição na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS