Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/NOAA Satellites
Reprodução/NOAA Satellites

Na manhã desta terça-feira (14), o furacão Nicholas atingiu o Texas, no sul dos Estados Unidos, acompanhado por ventos de 120 km/h e segue em direção a Houston, segundo o Centro Nacional de Furacões do país (NHC, na sigla em inglês).

Até a noite de segunda (13), Nicholas era uma tempestade tropical, mas ganhou força durante a madrugada e se tornou um furacão de categoria 1, de uma escala que vai até 5, quando estava prestes a atingir a Costa do Golfo dos EUA.

O furacão "está trazendo chuvas fortes, ventos fortes e tempestades para partes da costa central e superior do Texas", adverte o NHC em seu último boletim. "Esta chuva pode produzir inundações repentinas significativas", acrescenta.

Segundo o centro, a tormenta tocou o solo do Texas a 55 km da cidade de Freeport e agora migra para Houston, a quarta maior do país.

Após tocar o solo, o Nicholas enfraqueceu e voltou a ser uma tempestade tropical (e pode perder ainda mais intensidade e virar uma depressão tropical na quarta), afirmou o NHC. No entanto, o governador do Texas Greg Abbott alertou a população sobre o grande volume de chuva que deve ser esperado.

“Será uma tempestade de avanço lento pelo Texas, de vários dias, e vai descarregar uma quantidade imensa se chuva”, afirmou Abbott. “As pessoas precisam estar preparadas para eventos extremos com alto nível de água”.

Ele disse também que vai declarar estado de emergência em 17 condados e 3 cidades na costa e que equipes de resgate estão em alerta.

Muitos voos foram cancelados nos aeroportos da região de Houston. Também foi fechado o canal de navegação do movimentado porto da cidade, que tem cerca de 2,3 milhões de habitantes.

O Nicholas ainda levará muita chuva ao Texas até quarta-feira (15) e à Louisiana e ao Mississippi até quinta (16). Não há informações de danos e vítimas até o momento.

Leia também: Cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram em queimadas no Pantanal, aponta pesquisaAvião cai no meio da mata na região de Piracicaba, interior de São Paulo