Notícias

Vulcão que poderia causar tsunami no litoral brasileiro entra em estado de alerta

Cumbre Vieja, localizado nas Ilhas Canárias, foi da classificação verde para a amarela e recomenda atenção da população local


16/09/2021 16h40

O vulcão Cumbre Vieja, localizado em uma das Ilhas Canárias, arquipélago espanhol na costa africana, tem preocupado as autoridades. O Pevolca (Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias) classificou o nível de atividade sísmica do vulcão para amarelo, segundo dos quatro níveis de alerta.

Alguns cientistas e pesquisadores afirmam dependendo do tamanho da erupção, o Cumbre Vieja poderia causar um tsunami na costa do continente americano, atingindo estados do litoral brasileiro.

Leia Também: Justiça condena União, Funai e governo de MG por violações contra povo Krenak durante ditadura militar

De acordo com as autoridades de vigilância de La Palma, ilha de Canárias onde está localizado o vulcão, as quatro classificações de risco de erupção são a verde, que significa atividades normais no local, a amarela, que recomenda que a população fique atenta aos comunicados oficiais, a laranja, início de evacuação preventiva e a vermelha, que determina evacuação imediata e urgente.

Leia também: Websotry: Praias para conhecer na Bahia


“O Comitê Científico informa que há uma diminuição no número de terremotos e em sua magnitude, mas que a deformação acumulada aumenta para 10 cm”, informou o governo de Canarias.


Segundo informações do Pevolca, o processo continua e pode ter uma evolução rápida em curto prazo, razão pela qual podem ser registrados terremotos mais intensos. “O sinal amarelo reforça informações à população, medidas de vigilância e monitoramento de atividade vulcânica e sísmica”, diz o comunicado.

Leia Também: Moléculas de doenças autoimunes podem sinalizar gravidade da Covid-19, aponta estudo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças