Notícias

"A relação dos humanos com deuses ou espíritos sempre foi de barganha", diz Pondé

No Linhas Cruzadas desta quinta (16), o filósofo discute conceitos como sacrifícios religiosos e a ideia de "acordo com o Diabo"; assista ao vídeo


16/09/2021 22h45

Mitologia, religião e conceitos como o Diabo e o inferno são a pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (16), com a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Abordando a famosa ideia de "acordo com o Diabo", retratada em diversas obras na literatura e no cinema, o filósofo refletiu: "A nossa relação com os espíritos divinos, seja lá qual for, é sempre o relação de alguma forma de barganha. Sempre foi assim. A relação com os deuses, os espíritos, sempre foi de barganha". 

Leia também: Pondé explica histórico de conceitos como 'Diabo' e o inferno no Linhas Cruzadas

"Você sacrifica um animal, uma criança, uma virgem, para dar o sangue para o bicho, para o deus ou a deusa que você está cultuando, você está fazendo uma barganha. O sacrifício religioso é uma tentativa de você barganhar benesses com os deuses Quando você vai para o demônio na tradição cristã, [...] a ideia é de que você vende a alma e ganha em troca o mundo. E aí o contrário disso é aquela ideia, aquela grande pergunta: vale a pena eu vender a minha alma em troca de ganhar o mundo?", continuou.

Leia também: "Lúcifer é um dos personagens da tradição humana de crer em espíritos malignos", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças