Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Mitologia, religião e conceitos como o Diabo e o inferno são a pauta do Linhas Cruzadas desta quinta (16), com a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé.

Abordando a famosa ideia de "acordo com o Diabo", retratada em diversas obras na literatura e no cinema, o filósofo refletiu: "A nossa relação com os espíritos divinos, seja lá qual for, é sempre o relação de alguma forma de barganha. Sempre foi assim. A relação com os deuses, os espíritos, sempre foi de barganha". 

Leia também: Pondé explica histórico de conceitos como 'Diabo' e o inferno no Linhas Cruzadas

"Você sacrifica um animal, uma criança, uma virgem, para dar o sangue para o bicho, para o deus ou a deusa que você está cultuando, você está fazendo uma barganha. O sacrifício religioso é uma tentativa de você barganhar benesses com os deuses Quando você vai para o demônio na tradição cristã, [...] a ideia é de que você vende a alma e ganha em troca o mundo. E aí o contrário disso é aquela ideia, aquela grande pergunta: vale a pena eu vender a minha alma em troca de ganhar o mundo?", continuou.

Leia também: "Lúcifer é um dos personagens da tradição humana de crer em espíritos malignos", diz Pondé

Veja o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.