Depois de ter recebido 204.880 doses da vacina AstraZeneca nesta quinta-feira (16), a cidade de São Paulo retoma a aplicação do imunizante como segunda dose a partir desta sexta (17).
Segundo a prefeitura, a ideia é priorizar a vacina para completar o ciclo vacinal de quem recebeu a primeira dose do mesmo fabricante e adotar a intercambialidade com a vacina da Pfizer apenas nos postos onde não houver AstraZeneca.
Ainda de acordo com a pasta, devido à falta do imunizante da AstraZeneca, foram aplicadas até a quarta-feira (15) 134.790 doses de Pfizer como segunda dose para aqueles haviam recebido a AstraZeneca na primeira dose.
A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do estado e pelo Programa Estadual de Imunização (PEI), que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações do próprio Ministério da Saúde.
A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretario Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).
Leia também: PF faz operação na sede da Precisa Medicamentos a pedido da CPI da Covid, diz Randolfe; "Lúcifer é um dos personagens da tradição humana de crer em espíritos malignos", diz Pondé
REDES SOCIAIS