Justiça de SC proíbe empresa de distribuir ivermectina a funcionários como tratamento para Covid-19
De acordo com denúncia da BBC Brasil, cerca de 1.500 trabalhadores receberam o fármaco em mais de uma ocasião
17/09/2021 14h11
A justiça do estado de Santa Catarina proibiu a empresa Zanotti Elásticos, produtora de fitas elásticas, de distribuir ivermectina aos funcionários como tratamento para a Covid-19. A decisão é da Segunda Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul.
De acordo com uma denúncia da BBC Brasil, cerca de 1.500 trabalhadores receberam o fármaco em mais de uma ocasião e tiveram que assinar uma declaração em que afirmavam saber que "o tratamento profilático proposto" era "experimental por ausência de estudos científicos de alta qualidade".
Leia Também: Bolsonaro sobre discurso na ONU: "Lá teremos verdades"
O Ministério Público do Trabalho instaurou um inquérito para apurar o caso. Durante os depoimentos, os empregados confirmaram a distribuição da ivermectina. Os procuradores tentaram um termo de ajustamento de conduta junto a Zanotti, pedindo que ela se comprometesse a interromper a distribuição do remédio, mas a administração não aceitou.
O órgão ajuizou, então, uma ação civil pública contra a empresa, determinando que a Zanotti também não poderá interferir na relação entre os funcionários e o médico do local, nem promover campanha de incentivo ao uso de medicamentos sem comprovação científica. A multa para o descumprimento da decisão é de R$ 50.000.
Assista ao trecho do Jornal da Tarde desta sexta-feira (17) que tratou sobre o tema:
Leia Também: Meninos de 14 anos recebem primeira dose contra a Covid-19 no Rio de Janeiro
REDES SOCIAIS