Notícias

Chance de tsunami atingir o Brasil é remota, dizem especialistas sobre vulcão Cumbre Vieja

Temor surgiu depois que autoridades das Ilhas Canárias, arquipélago autônomo espanhol onde é localizado o vulcão, classificaram como amarelo o nível de atenção para uma possível erupção


17/09/2021 15h02

De acordo com especialistas, a possibilidade de o Vulcão Cumbre Vieja ocasionar um tsunami na costa litorânea brasileira é considerada remota. O temor surgiu depois que as autoridades das Ilhas Canárias, arquipélago autônomo espanhol que fica no norte do continente africano onde é localizado o vulcão, classificaram como amarelo o nível de atenção para uma possível erupção.

O instituto geográfico da Espanha registrou nos últimos dias um aumento das atividades sísmicas no Cumbre Vieja. Os abalos foram de magnitude superior a três graus na Escala Richter. Esse cenário fez o alerta de erupção passar de verde para amarelo, que indica o início de atividade vulcânica.

Leia Também: Joe Biden reúne líderes mundiais para debater sobre as mudanças climáticas; Bolsonaro fica fora

O nível vermelho é acionado quando há uma erupção em andamento, o que implica em evacuação emergencial dos moradores. Caso isso ocorra, haveria risco de um tsunami atingir as costas do continente da África e do Brasil. As regiões norte e nordeste seriam as mais afetadas.

No entanto, para os especialistas, as chances do desastre acontecer são mínimas porque a possibilidade do desmoronamento de parte da ilha são pequenas e, além disso, o oceano atlântico tem condições diferentes dos oceanos pacífico e índico.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta-feira (17) no Jornal da Tarde.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças