Notícias

Chance de tsunami atingir o Brasil é remota, dizem especialistas sobre vulcão Cumbre Vieja

Temor surgiu depois que autoridades das Ilhas Canárias, arquipélago autônomo espanhol onde é localizado o vulcão, classificaram como amarelo o nível de atenção para uma possível erupção


17/09/2021 15h02

De acordo com especialistas, a possibilidade de o Vulcão Cumbre Vieja ocasionar um tsunami na costa litorânea brasileira é considerada remota. O temor surgiu depois que as autoridades das Ilhas Canárias, arquipélago autônomo espanhol que fica no norte do continente africano onde é localizado o vulcão, classificaram como amarelo o nível de atenção para uma possível erupção.

O instituto geográfico da Espanha registrou nos últimos dias um aumento das atividades sísmicas no Cumbre Vieja. Os abalos foram de magnitude superior a três graus na Escala Richter. Esse cenário fez o alerta de erupção passar de verde para amarelo, que indica o início de atividade vulcânica.

Leia Também: Joe Biden reúne líderes mundiais para debater sobre as mudanças climáticas; Bolsonaro fica fora

O nível vermelho é acionado quando há uma erupção em andamento, o que implica em evacuação emergencial dos moradores. Caso isso ocorra, haveria risco de um tsunami atingir as costas do continente da África e do Brasil. As regiões norte e nordeste seriam as mais afetadas.

No entanto, para os especialistas, as chances do desastre acontecer são mínimas porque a possibilidade do desmoronamento de parte da ilha são pequenas e, além disso, o oceano atlântico tem condições diferentes dos oceanos pacífico e índico.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta-feira (17) no Jornal da Tarde.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF

Lula assiste à estreia da Seleção Brasileira e parabeniza jogadoras por vitória

Em Gaza, arqueólogos encontram 125 tumbas em cemitério romano de 2 mil anos atrás

Investigação sobre morte de Marielle Franco gera prisão de ex-bombeiro no RJ